top of page

MDP ou MDF. Qual usar?

A diferença na composição é pouca, mas é imprescindível para definir algumas características importantes dos materiais





É muito comum, no momento de mobiliar a casa, surgirem várias dúvidas em relação aos tipos de materiais a serem usados, quais as cores, quais tecidos, a cara que quer dar para o espaço e outros detalhes. Vários aspectos devem ser levados em consideração e bem pensados e um deles é sobre o material utilizado nos móveis planejados: MDF ou MDP? Hoje vamos esclarecer as principais diferenças entre eles e temos certeza de que te ajudará na hora da decisão.


As principais diferenças entre MDF e MDP


O Medium Density Fiberboard (MDF) e o Medium Density Particleboard (MDP) vêm das mesmas espécies de árvores: pinus e eucaliptos. A principal diferença está na composição dos dois, pois o MDF é formado por fibras de madeira e o MDP por partículas da matéria-prima. O MDF é preparado com apenas uma camada homogênea e o MDP por três partes de chips ou cavacos da madeira. Isso faz com que os dois extremos sejam mais finos e o miolo mais espesso.


A diferença na composição é pouca, mas é imprescindível para definir algumas características importantes dos materiais. Esses detalhes podem determinar a funcionalidade final do móvel e devem ser consideradas na hora de escolher o material mais adequado para você e seu projeto.


O MDF é mais maleável e permite a formação de curvas complexas. Por isso, é recomendado que seja usado para os móveis mais criativos e refinados que exigem que a placa tenha uma maior flexibilidade. Normalmente, é ele que compõe os móveis com acabamentos arredondados, por exemplo.


Já o MDP é limitações no quesito plasticidade, mas também pode ser considerado resistente. Por isso, ele é o mais utilizado na confecção de móveis em linha reta e na construção de peças que necessitem de uma maior sustentação.


Na hora de escolher qual material usar, procure a Quarteto para orientações. Além dos materiais de qualidade que oferecemos para nossos clientes, também temos um diferencial de oferecer Garantia Vitalícia em móveis e ferragens, ou seja, em todos os produtos! Estamos aqui para facilitar a sua escolha e fazer com que você não se arrependa! Entre em contato com a gente.


173 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page